Dispositivo abre a garagem com um sinal de farol
Por Fernando Garcia | Foto: Felipe Cohen | 06/01/2013

A sacada está em sua simplicidade: basta piscar o farol para abrir o portão, igualzinho a um controle remoto comum. Outra vantagem é que um único aparelho pode controlar dois ou mais portões diferentes. Nesse caso, é só programá-lo para acionar um deles com o farol principal e outro com qualquer comando elétrico, como o de um farol auxiliar.
Para avaliar seu funcionamento, testamos o aparelho num Kia Soul 2011. Porém, antes de instalá-lo no carro, é preciso levar a caixinha até o técnico responsável pelo portão automático para fazer a programação do Pisk Light, do mesmo jeito que se faz ao trocar ou comprar um segundo controle remoto. Aqui vale um alerta: o aparelho atua só na frequência de 433 MHz, que é a mais comum do mercado, mas não a única. Para saber se seu portão atua nessa faixa, basta ver o número atrás do seu controle.
Em seguida fomos à Mogi Som, que há mais de dez anos vende acessórios automotivos. Para fazer a instalação, levou cerca de 15 minutos. De volta ao prédio, piscamos os faróis e o portão abriu como se tivéssemos utilizado o controle remoto comum.
Eduardo Namura, sócio da Mogi Som, lembra que certos carros sofisticados exigem cuidados. "Alguns têm farol autodirecional ou acendimento automático que atuam com outros componentes eletrônicos. Caso o instalador não tenha o devido conhecimento, pode desprogramar todo o sistema", diz.
Fizemos ainda uma segunda avaliação em um JAC J3 2012, no qual cadastramos dois portões diferentes. Tudo certo de novo: ele acionou ambos sem problemas, um pelo comando de piscar o farol e outro pelo botão do farol de milha. O Pisk Light Control tem preço sugerido de 45 reais, fora o frete, e sua instalação numa loja de som pode variar entre 70 e 90 reais, dependendo do carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário